quinta-feira, 7 de março de 2013

Primeira turma do Magistério Indígena cola grau no Ceará


Imagem: Índio de etnia tremembé sobe ao palco da Concha Acústica da UFC para representar alunos do MITS
Foto: Divulgação/UFC

O ritual do torém marcou o encerramento de uma cerimônia histórica ocorrida ontem (6), na Concha Acústica da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. Em uma noite marcada por muita emoção, 36 índios da etnia tremembé, do município de Almofala, colaram grau, todos alunos da primeira turma do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS).


Primeiro dos cursos de licenciatura intercultural criado no Nordeste e um dos pioneiros do país, ao possibilitar a formação em nível superior de uma turma de indígenas em uma universidade pública, o o Magistério Indígena (MITS) foi elaborado através de iniciativa dos próprios indígenas. "Alguns não acreditavam, mas a gente sabia do caminho que estava traçando. É uma vitória do povo Tremembé", ressaltou Getúlio Tremembé, coordenador indígena do curso.

INOVADOR – Denominado pela comunidade de "Magistério Pé no Chão", o MITS foi criado, em parceria com a UFC, em 2006. Aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2008, passou a receber recursos por meio do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind), sendo o primeiro curso da UFC específico para indígenas.

O caráter inovador do MITS é demonstrado nas atividades acadêmicas realizadas integralmente no ambiente da aldeia, em etapas mensais itinerantes, que se revezavam entre as comunidades tremembé. Dessa forma, lideranças, pais, mães, jovens e crianças indígenas puderam participar ativamente de muitos momentos significativos do Curso, tendo livre acesso às aulas ministradas.

Com uma carga horária total de 4.000 horas-aula, o MITS teve como conteúdo curricular uma matriz específica e intercultural, que conjuga os saberes próprios da tradição tremembé desenvolvidos nas escolas indígenas com os conhecimentos teóricos e metodológicos característicos da formação para o exercício da docência. A habilitação do Curso também é específica. Os graduados ficam, assim, aptos para o exercício do magistério nas escolas diferenciadas de sua etnia.

Entre os docentes que ministraram aulas, vindos de diversos lugares do país, destacam-se o Cacique João Venança e o Pajé Luis Caboco, da etnia tremembé. Dessa forma, a Universidade pode também reconhecer e favorecer o conhecimento tradicional desse povo indígena, com o respeito e a dignidade que bem merecem.

Com informações da Universidade Federal do Ceará - UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário