sexta-feira, 8 de março de 2013

Aldeia Aguapeú, em SP, é beneficiada com placas para captar energia solar



Foto: Cristiano Hutter.
A Funai, por meio da Coordenação Técnica Local de Itanhaém - SP, articulou, junto à concessionária de energia do estado a instalação de 18 placas fotovoltaicas para captação de energia solar na aldeia Aguapeú, no município de Mongaguá. A aldeia abriga famílias Guarani M’bya e antes dela, a aldeia Tangará, no município de Itanhaém, recebeu 12 placas, em 2011.

Segundo o coordenador da CTL, Cristiano Hutter, a energia solar é vantajosa para os Guarani M’bya porque facilita a concessão de licenças ambientais, não gera custo para a comunidade e permite a mobilidade das famílias, respeitando o modo de vida Guarani. “Com as placas é mais fácil, pois informamos a mudança à concessionária e os técnicos levam as placas para onde a família indígena escolher morar, sem muitas dificuldades”, diz o coordenador. Os índios são orientados quanto ao uso disciplinado da energia, para que não ocorra sobrecarga na rede.

Além das duas aldeias que dimpõem de energia solar, outras seis – Itaoca, em Mongaguá; Urui-ty, em Miracatu; e Piaçaguera, Bananal, Nhamandú, Taniguá, todas em Peruíbe – utilizam energia elétrica. De acordo com o coordenador, a intenção é aumentar a capacidade de geração de energia por meio das placas fotovoltaicas e disponibilizar o serviço às aldeias mais distantes.

Com informações da CTL Itanhaém

Um comentário:

  1. Parabéns Cristiano Hutter pelo excelente trabalho desempenhado junto à Coordenadoria Técnica da FUNAI. Ass. Vereador Renato Donato - Mongaguá/SP.

    ResponderExcluir