quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Povo Apyãwa (Tapirapé) realiza o IV Seminário de Jovens Pesquisadores


Foto: Nivaldo Korira’iTapirapé

A Escola Estadual Indígena Tapi’itãwa e o povo Apyãwa (Tapirapé) da Terra Indígena Urubu Branco, em Confresa/MT, realizaram o IV Seminário de Jovens Pesquisadores Apyãwa. O seminário aconteceu na aldeia Tapi’itãwa, no período de 4 a 9 de fevereiro, culminando com a cerimônia de colação de grau e a certificação de 53 estudantes do ensino médio.

A iniciativa em promover o seminário foi da escola e do povo Apyãwa, por meio do Projeto Aranowa’yao – Novos Pensamentos, que desenvolve, desde 2004, o ensino articulado com a cultura Apyãwa, descobrindo talentos de jovens, com o objetivo de valorizar e fortalecer os conhecimentos milenares do povo Apyãwa.

O Projeto Aranowa’yao é pioneiro na implantação de pedagogia da alternância, uma vez que é organizado de forma modular, ou seja, os jovens cursistas participam de cursos intensivos durante um mês e realizam suas atividades de pesquisas no período intermediário nas suas comunidades. A escola e o Projeto Aranowa’yao já formaram três turmas em ensino médio propedêutico e uma turma, em 2012, com habilitação em Magistério Intercultural. O projeto ainda poderá ser estendido a outros cursos como o agroecologia para jovens e adultos.

Jovens pesquisadores


Foto: Nivaldo Korira’iTapirapé

O seminário contou com a participação de todas as comunidades das aldeias Akara’ytãwa, Myryxitãwa, Tapi’itãwa, Tapiparanytãwa, Towajaatãwa, Wiriaotãwa avaliando os trabalhos desenvolvidos pelos jovens, durante o período de três anos de curso no Projeto Aranowa’yao. As pesquisas foram desenvolvidas nas diversas áreas de abrangência: Linguagem, Ciências Sociais, Ciências da Natureza e Artes. Após a apresentação dos cursistas, os sábios do povo Apyãwa comentam os trabalhos, fazendo elogios ou sugerindo complementações, compondo, assim, uma verdadeira banca avaliadora. Desta forma, o povo Apyãwa iniciou um ano de muita festa, porque a data coincidiu com a festa tradicional do nosso povo. A primeira parte da festa já aconteceu e agora começa a segunda parte que termina no mês de julho.

A maioria dos pais disse que estão cada vez mais seguros em afirmar que o povo Apyãwa está mais forte com a descoberta de jovens sábios, jovens que tem iniciativa de valorizar e fortalecer a sabedoria do seu povo. Hoje acreditam muito no trabalho que a escola vem realizando na comunidade. A escola é o maior parceiro do povo Apyãwa. “Assim estamos vivos e fortes” disse Wario Tapirapé, líder do povo Apyãwa.

Texto: Nivaldo Korira’iTapirapé

Um comentário:

  1. Fico muito contente com esta realização de meus parentes e colegas de categoria Educação Escolar Indigena por construirem e realizarem este tipo de inicativa que são inovadoras e vendo de uma perspectiva global isso fortalece a Educação Escolar Indigena e a luta indigena pela afirmação e proteção de nossos Direitos.

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