quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Historiador utiliza arquivo da biblioteca da Funai para pesquisa de mestrado


Foto: Rodrigo Piubelli
Monumento em homenagem a Galdino
O pesquisador Rodrigo Piubelli concluiu, em setembro passado, o curso de mestrado em História Cultural pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Brasília (UnB), com a dissertação Memórias e Imagens em torno do índio pataxó hãhãhãe Galdino Jesus dos Santos (1997-2012). Para a realização da pesquisa, Piubelli utilizou os arquivos de materiais jornalísticos e bibliográficos disponíveis no acervo da Biblioteca Curt Nimuendajú da Funai.

O assassinato do índio Galdino Jesus dos Santos, em 20 de abril de 1997, provocou intensos debates. Em seu trabalho, Piubelli busca identificar e interpretar memórias e imagens em torno de Galdino e os questionamentos acerca das sociabilidades e sensibilidades na sociedade brasileira sobre o acontecimento, especialmente em Brasília.

Para isso, o trabalho envolveu a análise de reportagens veiculadas pela imprensa, entrevistas com dirigentes de instituições públicas, especialistas e pessoas comuns sobre o assunto. Para o autor, várias questões levantadas logo após o assassinato ainda permanecem, passados mais de quinze anos. A primeira delas se refere à associação entre a memória da morte de Galdino e a questão da demarcação de terras indígenas. “A lembrança do ocorrido tem possibilitado que as demandas do passado se transformem em exigências do presente”, diz.

Outro aspecto analisado faz referência às narrativas dos entrevistados acerca do acontecimento e suas relações com o espaço da praça, onde ele foi assassinado, e o monumento erguido em sua homenagem. “Foi possível perceber como, de modo geral, os mais variados setores da sociedade brasileira tentaram entender e dar respostas à brutalidade e violência sofrida pelo índio”, fala. E ainda “constatou-se que o acontecimento, ligado à questão indígena, talvez entendido por alguns como um incidente local e particular, apresentou-se capaz de promover um debate acerca das contradições e problemas que atingem a sociedade brasileira como um todo, como a questão da alteridade e o desrespeito à condição humana”.

A dissertação de mestrado está disponível para consulta na Biblioteca Curt Nimuendajú, cujo acervo conta com livros, folhetos, periódicos, recortes de jornais, bem como material não publicado - como é caso das dissertações e teses. As consultas sobre os títulos disponíveis podem ser feitas pelo portal da Funai. A biblioteca está aberta ao público de segunda a sexta-feira, exceto feriados, de 9h às 12h e de 14h às 17h.

Um comentário: