terça-feira, 5 de março de 2013

Realizada a primeira inscrição de segurada especial indígena junto ao INSS, no Rio Grande do Norte

A indígena Hortência Pessoa Jerônimo, da comunidade de Sagi/Trabanda, situada no município de Baía Formosa/RN, é a primeira indígena cadastrada junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) no estado do Rio Grande do Norte. Ela acessou o benefício de auxílio-doença, por incapacidade laborativa decorrente da realização de cirurgia médica, no final de 2012.

A entrada junto ao INSS, em Natal/RN, foi formalizada no dia 17 de janeiro de 2013 na Agência da Previdência Social Natal Sul e contou com o apoio da Coordenação Técnica Local da Funai em Natal, jurisdicionada à Coordenação Regional Nordeste II.

O cadastramento prévio foi realizado por meio do sistema em funcionamento na CR Nordeste II, com base nos dos dados pessoais e comprovantes necessários para que houvesse o deferimento do pedido.

Em 2013 serão intensificados os esforços institucionais para ampliar o acesso dos indígenas do Rio Grande do Norte aos benefícios do INSS, seguindo orientações da Coordenação-Geral de Promoção aos Direitos Sociais da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai.

Com informações da CTL Natal/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário