segunda-feira, 26 de março de 2012

Lançamento do livro “Papo de Índio”

O livro Papo de Índio será lançado nesta terça-feira (27), em Brasília. A obra é uma compilação de colunas semanais, de autoria do antropólogo Txai Terri Valle de Aquino, divulgadas na imprensa acreana durante duas décadas e meia. Publicadas nos jornais a Gazeta e Página 20, de Rio Branco/AC, de 1987 até 2011. As colunas ganharam forma como fruto de diálogos sobre direitos indígenas e dos povos da floresta, abrindo um espaço nobre na imprensa acreana a personagens e discursos poucos presentes nos jornais de circulação diária.

A obra é constituída por textos de autoria e por longas entrevistas com índios e seringueiros. As colunas serviram também de tribuna democrática para diferentes atores dos nascentes movimentos indígenas e de seringueiros acreanos, contribuindo para divulgar suas reivindicações e propostas, que resultaram na regularização de várias terras indígenas e na criação das primeiras reservas extrativistas na Amazônia e no país.


Sobre o autor

Em meados dos anos de 1970, Txai Terri de Aquino, foi o primeiro antropólogo a subir vários rios do Alto Juruá para realizar levantamentos socioeconômicos e fundiários sobre os povos indígenas do Acre para a Fundação Nacional do índio (Funai). Nessa época, Terri iniciou sua pesquisa de campo junto aos Kaxinawá, índios seringueiros acreanos, que resultou em sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, da Universidade de Brasília (UNB).

Os seus trabalhos, como antropólogo e indigenista, tiveram importante papel na visibilização para o Estado brasileiro e para academia da existência de povos indígenas do estado do Acre. Fundador da Comissão Pró-Índio do Acre, articulou a criação de cooperativas indígenas, alternativa que permitiu diversos povos a organizar coletivamente a produção e comercialização da borracha e, assim, libertar-se do cativeiro dos patrões de seringais e assegurar partes de seus antigos territórios.

Sob sua editoria, a coluna ganhou forma como fruto de diálogos e colaborações, franqueando um espaço nobre da imprensa acreana. Por meio da transcrição de partes de longas entrevistas ou de textos de autoria, a coluna serviu de democrática tribuna para diferentes atores do nascente movimento indígena e da sociedade civil, na busca de assegurar espaço na construção de renovadas agendas de diálogo nas políticas públicas e de reafirmar modos de atuação que garantissem um maior protagonismo indígena.

Ao mesmo tempo, a coluna serviu de espaço para a divulgação, para um amplo público, de uma relevante produção feita por antropólogos e por profissionais de outras áreas do conhecimento, como resultados de trabalhos de pesquisa e de atividades aplicadas.

Atualmente o escritor trabalha na Coordenação Geral de Índios Isolados e de Recente Contato, da Funai. Também é pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, da Universidade Estadual da Amazônia, que editou o seu livro Papo de Índio.

O lançamento do livro “Papo de Índio’, será na livraria Sebinho, localizado na 406 Norte, Bl. C loja 44, em Brasília, a partir das 18h30.



Nenhum comentário:

Postar um comentário