quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Povo Xikrin realiza jogos tradicionais para resgatar valores e história de seus ancestrais

O povo Xikrin, da Terra Indígena Xikrin do Kateté, no estado do Pará, irá promover, este ano, a primeira edição dos Jogos Tradicionais Indígenas. O evento será realizado de 20 a 27 de outubro, na aldeia Djudjêkô. A data foi escolhida por ser aniversário da criação da aldeia pelo Cacique Botiê Xikrin.

De acordo com um dos organizadores, Bemajti Xikrin, o principal objetivo é “resgatar os valores e a história de nossos ancestrais. Acreditamos que os jogos funcionam como um momento de prazer, de competição saudável, na busca de auto-estima e na reafirmação da identidade de cada indígena”, relata Bemajti.

Serão realizados os seguintes jogos, nas modalidades masculino e feminino: Cabo de Guerra, Corrida 5.000m e 100m, Canoagem, Futebol, Lança, Natação e Pintura Corporal, que será avaliada por jurados. O Arco e Flecha será apenas para homens.

Durante as competições, haverá exposição de artesanato e festas culturais, com danças, cantos e culinária dos povos participantes. Além dos atletas Xikrin, também participarão representantes do povo Mebêngokré e do povo Gavião. Atletas de outros povos indígenas que quiserem se inscrever devem entrar em contato com as associações do Povo Xikrin Porekrô, pelos telefones (94) 3322-1020 ou 3322-1347), e do Povo Kakarekré, no (94) 3322-5760, com antecedência de no mínimo 7 dias, de forma que os organizadores possam providenciar alojamento.

Interessados em assistir os jogos devem entrar em contato com a Coordenação Regional da Funai em Marabá, com antecedência mínima de 20 dias, a fim de obter a autorização de entrada em terra indígena. Os números são: (94) 3322-1799 e 3322-3183.

4 comentários:

  1. Quem sabe seja realizada, 1ª copa mundial dos indigenas paralela a copa do mundo 2014, os turistas iriam adorar. Estudem a possibilidade. Afinal de contas a copa do mundo será no Brasil. Eraldo Leite CTL- Recife

    ResponderExcluir
  2. Gente vamos explorar mais o blog da FUNAI, afinal de contas este espaço também nos pertence. Eraldo Leite CTL Recife

    ResponderExcluir
  3. Eu vou.
    CTL Altamira - pa

    ResponderExcluir
  4. Gostriamos muitos participar nesse evento mas não temos a possibilidade de chegarmos até no local do evento! Pois estamos muito longe, no interior do Estado do Amazonas (Manaus-Benjamin Constant-Am) comunidade indígena de Feijoal (etnia Tikuna).

    ResponderExcluir