terça-feira, 30 de agosto de 2011

Servidores de todo o país se atualizam em gestão administrativa

O objetivo é aperfeiçoar o trabalho da área meio com vistas à melhoria dos resultados para proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas


Servidores das coordenações regionais (CRs) de todo o país lotaram o auditório da Funai, nesta segunda-feira (29), no primeiro dia do Encontro de Administração e Gestão em Brasília. O encontro de capacitação reúne180 pessoas, até sexta-feira, entre coordenadores e funcionários responsáveis pelos setores de compras e licitações, desenvolvimento de pessoal e execução orçamentária, com o objetivo de melhorar a gestão administrativa das unidades descentralizadas.

Durante a abertura, o presidente da Funai, Márcio Meira, ressaltou que “a capacitação de servidores é parte de um planejamento estratégico de médio e longo prazo para que a Funai possa cada vez mais se firmar como instituição respeitada, com melhores resultados em sua missão institucional de proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas no Brasil”.

Meira destacou a importância do trabalho da Funai como coordenadora do Programa de Proteção e Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas, mantido no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. Segundo ele, o programa será fortalecido no próximo PPA, com inclusão de ações de outros órgãos. “A Funai coordena um programa que tem objetivos e iniciativas de outros ministérios. Por exemplo: todas as iniciativas da saúde indígena estão dentro do nosso programa”, salientou, dimensionando o compromisso da instituição e de todos que dela fazem parte.

Com base no PPA, as coordenações regionais deverão discutir, até o fim do ano, o plano regional para os próximos quatro anos com os comitês regionais recém instalados – cuja metade dos membros é formada por representantes das comunidades indígenas. Ao longo da semana, os coordenadores receberão subsídios para que possam orientar as discussões do comitê a cerca desse plano plurianual e também do plano de trabalho para 2012, a partir das perspectivas do orçamento. O presidente informou ainda que no PPA há previsão de ações orçamentárias para adequação e modernização das unidades da Funai.


Diretor Antonio Carlos Futuro, na abertura do evento


Com relação à aproximação entre a Diretoria de Administração e Gestão (Dages) e os setores correspondentes nas regionais, como forma de agilizar as demandas, o diretor Antonio Carlos Futuro anunciou diversas medidas. Uma delas é a criação de uma unidade específica na Dages para interlocução com as CRs, com vistas a prestar o apoio administrativo necessário. Também foi criada uma ferramenta de comunicação instantânea, com capacidade de troca de mensagens e até comunicação por vídeo. “Nessa ferramenta, a mensagem fica registrada e pode ser consultada outras vezes, quando surgir a dúvida novamente”, explicou o diretor.

Os participantes das oficinas serão divididos em grupos temáticos e, até sexta-feira, os responsáveis pela área financeira receberão informações sobre Plano Plurianual com foco no orçamento, Lei Orçamentária e descentralização de crédito, programação financeira, execução orçamentária e financeira, suprimento de fundos e elaboração e gestão de contratos administrativos. O pessoal de recursos logísticos terá orientações sobre a legislação específica para licitações e contratos, elaboração de termos de referência, pregão eletrônico, gestão e fiscalização de contratos, patrimônio e almoxarifado. Os responsáveis pelo desenvolvimento de pessoal serão atualizados sobre as normas e procedimentos na gestão de pessoal, avaliação de desempenho, além de receberem capacitação para preenchimento e envio do Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência (GFIP).

O evento, que termina no dia 2 de setembro, foi idealizado na forma de exposição dialogada sobre temas inerentes à Gestão Estratégica, Execução Orçamentária e Financeira, Gestão de Pessoas e Recursos Logísticos, além do aprendizado prático. Os três últimos dias estão reservados para as oficinas de orientação, com proposta de exercícios em grupo e simulações do cotidiano.

Com fortalecimento da área meio e ampliação do fluxo de informações entre a sede e as unidades regionais, a Funai espera contribuir para a resolução dos problemas enfrentados diariamente e, assim, obter melhores resultados, com repercussão no desempenho de toda a instituição.






2 comentários:

  1. Ufha. O ACORDÂO- TCU- Manda arquivar processos contra servidores da FUNAI Recife, isto merece uma comemoração de todos. Agradecemos A Deus por mais esta vitoria, e queremos compartilhar com nossos colegas nossa alegria. Eraldo Leite CTL- Recife

    ResponderExcluir
  2. As pessoas que estão sendo capacitadas serão as eminências das CRs ou elas capacitarão outras pessoas para que a máquina se conduza? No cotidiano das CRs, o que vemos é que sempre são as mesmas pessoas que vão a Brasília se capacitarem e na volta nunca capacitam ninguém, detendo o poder do conhecimento que adquiriram para si mesmas. Por isso há comentários do tipo "Gostaria de fazer parte da tchurminha do Coordenador para passear de vez em quando em Brasília". Como fazer para evitar que o conhecimento se concentre nessas mesmas pessoas? Como fazer para que haja, realmente, multiplicação desse conhecimento na volta dos felizardos às CRs de origem?

    ResponderExcluir