sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Funai capacita agentes para identificar origem de incêndios em terras indígenas

Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) receberam treinamento para identificar e coibir ações criminosas de incendiários em Terras Indígenas (TIs). O curso de Peritos em Investigação de Origens e Causas de Incêndios Florestais foi ministrado por especialistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais pelo Prevfogo organismo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre os dias 15 a 20 de agosto, em Palmas/TO.



O curso teve carga de 40 horas de aulas, divididas entre aulas teóricas e práticas, com a simulação de situações reais de incêndios florestais e posterior perícia da área queimada e elaboração de laudos. Durante a capacitação foram abordados temas como Incêndios Florestais, Causas Estruturais e Causas Determinantes, Nomenclatura do Incêndio Florestal, Comportamento dos Incêndios Florestais, Combustíveis Florestais, Características dos Combustíveis, Combustão de Material Lenhoso, Ignição e Fases da Combustão.

“Este conhecimento é importante para a instituição, pois permitirá que consigamos identificar os responsáveis por incêndios em terras indígenas e inibir a ação dos mesmos. Sabemos que muitos vizinhos das TIs colocam fogo em suas propriedades para abrirem pastos, queimar roças, desmatar e atribuem a culpa dos incêndios às atividades dos indígenas”, esclarece Tatiana Vilaça, indigenista especializada da CGMT.


A capacitação está vinculada à nova área de atuação da Coordenação Geral de Monitoramento Territorial da Funai (CGMT), que trabalha na prevenção, combate e monitoramento de incêndios florestais em terras indígenas. A coordenação, também visa atuar, em diferentes linhas, como a formação de brigadas indígenas voluntárias, monitoramento via satélite dos focos de calor nas TIs e perícia de incêndios criminais.

Por meio do treinamento, os técnicos tornam-se aptos a elucidarem as causas e responsabilidades de incêndios florestais. Quando solicitados, os técnicos irão até ao local do incêndio, farão a perícia para identificar causas e possíveis responsáveis e em seguida enviarão os laudos aos órgãos competentes para dar prosseguimento a investigação e apontarem culpados.

Participaram também do treinamento, servidores de outras instituições como, Polícia Federal, Civil e Militar, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Bombeiros, Exército, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Segurança Pública e Ministério Público do estado de Tocatins. O próximo curso de Peritos em Investigação de Origens e Causas de Incêndios Florestais está previsto para ser realizado em setembro no estado do Acre.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário