quarta-feira, 11 de maio de 2011

Funai apresenta Sistema Indigenista de Informações a parceiros

 Em evento realizado ontem no Centro de Formação em Política Indigenista, em Sobradinho, a Funai apresentou às instituições e organizações parceiras o Sistema Indigenista de Informações (SII), cujo desenvolvimento está em fase final. A reunião serviu para debater o Sistema com outras instituições que também trabalham com a política indigenista, como a Secretária de Saúde Indígena do Ministério da Saúde – Sesai, e com órgãos que trabalham com tecnologia da informação na administração pública, como o Programa de Governo Eletrônico do Ministério do Planejamento, recolhendo sugestões de aprimoramento.


Trata-se de mais um passo na construção do SII, que é fruto de um acordo de cooperação assinado entre a Unesco e a Funai, e foi desenvolvido pela empresa Tecnisys Informática.

Uma vez em funcionamento, o SII permitirá a informatização de uma série de processos internos da Funai, facilitando o fluxo de informações e tornado mais ágil e eficiente a gestão de áreas como licenciamento ambiental, proteção territorial, identificação e delimitação de terras indígenas, entre outras.


Além das vantagens que trará para a gestão da Funai, o Sistema significará mais transparência e um contato mais próximo entre a instituição e a sociedade. Quanto estiver plenamente implementado, o Sistema Indigenista de Informações disponibilizará ao público um grande número de informações, como dados culturais e lingüísticos de etnias indígenas, população e localização de aldeias, mapas das terras indígenas e informações sobre sua situação legal e fundiária. Haverá ainda um mecanismo de busca para acessar facilmente todas as leis, decretos, portarias e outros documentos legais relacionados à questão indígena.

Agora, o Sistema passará por testes por parte dos setores da Funai que trabalharão com ele, e por um período de migração de dados que estão em outras plataformas, antes de entrar em vigor.

Um comentário:

  1. Excelente! O fluxo de informações importantes a quem trabalha na ponta estava, de fato, inadequado às atividades necessárias. Falta agora atualizar os procedimentos na área de Gestão de Pessoas, além de capacitações na área de planejamento e ética. A confusão entre o público e o privado é nítida.PLANEJAMENTO! Há tantos gargalos organizacionais que o atingimento de metas fica altamente comprometido.Vou assinar como anonimo.

    ResponderExcluir