quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Presidente da Funai participa da abertura na semana de formação dos novos servidores

O presidente da Funai, Márcio Meira, e os diretores Maria Auxiliadora de Sá Leão, da Diretoria de Proteção Territorial, Aloysio Guapindaia, da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, e Francisca Picanço, da Diretoria de Administração e Gestão, participaram da abertura do Programa de Ambientação e Orientação para os novos servidores aprovados no último concurso realizado em março deste ano. A abertura realizada nesta segunda-feira (29), no auditório da Funai-Sede, contou com a participação de 136 servidores.


Durante a abertura, o presidente Márcio Meira explicou que este é um momento muito especial da instituição, que há vários anos não passava por um processo de reestruturação. “A população indígena teve um crescimento bastante elevado nos anos 80 e 90. Os governos anteriores acabaram não dando as ferramentas necessárias para o crescimento do órgão, que há anos estava sucateado”, explicou ao fazer um breve histórico institucional.

Meira afirmou também que o processo vai além das mudanças de cargos como era feita antigamente. “A Funai precisava passar por um grande processo de reestruturação. Não só com mudanças de nomes de diretorias e funções, mas com ampliação no número de servidores, alteração na legislação, instalação de novas coordenações em pontos estratégicos que atendam verdadeiramente a demanda da população indígena”, afirma o presidente. 


O presidente apontou que uma das principais concepções que necessitavam ser alteradas eram os conceitos de tutela e de assistencialismo. “Essa era uma concepção antiga que atendia as necessidades da época”. De acordo com Meira, as políticas públicas voltadas para população indígenas devem construídas em conjunto com os povos e com a participação dos governos estaduais, municipais, federais e organizações civis. “Ou seja, não é uma política construída para os índios, mas com a participação deles”, aponta Meira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário