quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Indígenas Waimiri Atroari terão acesso à internet e telefone gratuitamente

A cada dia que se passa, as comunidades e o mundo estão interligados por meio de uma rede de comunicação, na qual incluem-se o telefone, a carta e principalmente a internet. Com a evolução das plataformas multimídias os meios de comunicação oferecem suportes para todos, para qualquer comunidade. Um exemplo disso é a parceria do Programa Waimiri-Atroari junto a Telemar Norte Leste S/A e TNL PCS S/A – OI que com o apoio e colaboração de servidores da Fundação Nacional do Índio estão realizando a implantação da fibra ótica que levará telefone e internet gratuita para 26 aldeias das etnias Waimiri e Atroari, no estado de Roraima e Amazonas. 

A inclusão digital deve passar por toda a população brasileira, e a construção do suporte para telefonia e internet dentro das aldeias indígenas não são exclusividade dos povos Waimiri-Atroari. Outros povos como os Suruí já tem em suas aldeias acesso a essas ferramentas de comunicação. “Essas ações vão favorecer a comunicação dos índios entre outras comunidades e com a gente” comenta Valter Gumeson, Coordenador Substituto do Programa Waimiri-Atroari, ao falar sobre a construção da rede que está sendo feita ao longo da rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista.

Estudos mostram que apenas 21% da população brasileira têm acesso a internet banda larga, e os estados da região norte são os que mais sofrem com esse déficit geográfico da comunicação no país. A inclusão digital dos indígenas demonstra um amadurecimento das políticas sociais do governo federal e, cada vez mais, as comunidades indígenas são inclusas. A oportunidade de se conectar ao mundo, pelo computador ou por telefone, possibilita cada vez mais a troca cultural entre as pessoas, principalmente os indígenas que sempre foram vítimas de diferentes atos de violência em sua historia, e hoje podem divulgá-la ao mundo.

Waimiri-Atroari – Informações 

São etnias do tronco lingüístico Karib, cujo território imemorial de ocupação se localiza nas atuais Regiões Sul do Estado de Roraima e Norte do Amazonas. Eram mais conhecidos como Crichanás, quando segmentos expansionistas da sociedade envolvente brasileira travaram seus primeiros contatos com eles, sobretudo a partir do Século XIX.


Suas terras eram pródigas em produtos de grande importância comercial para a época, atraindo assim a cobiça de colonizadores pioneiros que subiram pelos rios Negro, Branco e Jauaperi. A intensificação do contato da sociedade nacional com os Waimiri-Atroari acarretou-lhes, por essa época, conseqüências dramáticas, a população provocada por choques armados e surtos epidêmicos de doenças exógenas que debilitaram toda sua população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário