terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mulheres Indígenas de Mato Grosso discutem alcoolismo e Lei Maria da Penha

A Organização de Mulheres Indígenas – TAKINÁ realizou entre os dias 04 a 07 de setembro de 2010, o 9º Encontro de Mulheres Indígenas de Mato Grosso. O evento aconteceu na Aldeia Formoso do povo Paresi, localizada no Município de Tangará da Serra - MT. O tema discutido foi Lei Maria da Penha – Alcoolismo. E contou com a assessoria de três palestrantes: Maristela Sousa Torres (Assessora da TAKINÁ), Ana Emília (Superintendência da Mulher no Estado de Mato Grosso) e Léia Bezerra do Vale (COGER/FUNAI).

As mulheres presentes no evento, representantes dos povos indígenas, discutiram sobre os problemas que afetam suas vidas, em decorrência do aumento do consumo de bebidas alcoólicas nas aldeias e destacam que quase sempre a violência doméstica está relacionada com o uso dessas bebidas.



Ressaltaram a importância da mulher nos processos educativos dos filhos, desenvolvimento de trabalhos com os jovens e a necessidade de valorizar as leis próprias de cada povo. As respostas para os problemas que estão enfrentando, virão de dentro das próprias comunidades indígenas, devendo ser debatidos internamente em cada comunidade através do diálogo, valorizações dos saberes dos anciões. Assim encontrando maneiras de restabelecer leis próprias e caminhos para o enfrentamento das dificuldades existentes, com isso, possibilitando homens e mulheres a viver com harmonia e melhor qualidade de vida em suas comunidades.



As participantes escolheram a Guarujá do Povo Kayabi no Xingu, para a realização do próximo Encontro de Mulheres Indígenas de Mato Grosso, que acontecerá nos dias 04 a 07 de Setembro de 2011.

Um comentário:

  1. Parabens pela iniciativa, realmente as respostas para os pricipais problemas e desafios, surgem da propria comunidade.

    ResponderExcluir