quarta-feira, 22 de setembro de 2010

FUNAI cria Sistema de Informação Indígena

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) realizou nessa terça-feira a reunião de abertura do projeto de implementação do Sistema de Informações Indígenas da FUNAI, viabilizado a partir do acordo de Cooperação assinado entre a Unesco e a FUNAI – Edital 002/210, com previsão para lançamento no ano que vem, que permitirá o compartilhamento de informações de cunho indígena.

Com a nova plataforma no ar, o público externo poderá acessar informações atualizadas sobre as comunidades indígenas de todo o Brasil, como população, tradições, língua, localização e etnia.


A diretora de Proteção Territorial, Maria Auxiliadora Sá Leão, fez a abertura do evento falando da sua satisfação em concretizar um sonho antigo da instituição. “Esse é um momento especial, é um sonho que começou a ser concretizado com a participação das coordenações, e quem ganha com isso não é só a FUNAI, mais também as comunidades indígenas de uma forma mais real”, declara a diretora.

Na ocasião, André Cabral, Gerente de Projeto da Tecnisys Informática, empresa contratada para desenvolver o sistema, esclareceu a importância do projeto para a FUNAI, a adequação aos processos, disponibilidade de informações e os resultados esperados.



O Sistema de Informação Indígena da Funai, irá incorporar o atual sistema de Terras indígenas – STI, realizando a migração de dados existentes e o desenvolvimento de novos módulos. Também será disponibilizado no sistema a legislação indígena brasileira atualizada, a relação bibliográfica sobre temas em relação ao indigenismo brasileiro e sugestão de link’s. 
O objetivo é promover atualização rápida e eficaz de dados e disponibilizá-los com mais detalhe ao público.

4 comentários:

  1. Muito Legal isso!! Eu sempre busco esses dados para publicar da Rede Índios on Line (www.indiosonline.org.br) e tendo um espaço virtual com estes dados atualizados será maravilhoso.

    Parabéns pela Iniciativa!
    Potyra Tê Tupinambá

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Ágata Gottschall. Parabéns pela iniciativa, é muito importante que todos conheçam esse povo tão maravilhoso, porque eles sim são brasileiros de verdade, vou adorar poder ter mais informações.
    Por favor se possivél me dê todas as notícias sobre os Índios econtrados no Mato Grosso na região de Colniza estou muito interessada em saber mais sobre eles. Meu email é : agata.gott@bol.com.br.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. eu queria mais informaçoes para as crianças pesquisarem melhor

    ResponderExcluir
  4. Ana, o sistema está em fase de finalização e entrará no ar nos próximos meses. Poderá ser acessado no site da Funai www.funai.gov.br

    ResponderExcluir