segunda-feira, 19 de julho de 2010

Projeto Memória Rondon é destaque em evento no Museu do Índio/RJ

Com a presença do Ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e dos Presidentes da FUNAI, Márcio Meira, e da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, o MI promoveu nesta sexta-feira, dia 16 de junho, evento de lançamento dos novos produtos do Projeto Memória Rondon – A Construção do Brasil e a Causa Indígena. O evento contou com o apoio da Sociedade de Amigos do Museu do Índio. Na foto, também estão o neto caçula do Mal. Rondon, Ângelo Cristiano Rondon Amarante, e o chefe Akijabor, líderança Kayapó.



Entre os destaques do Projeto está uma exposição itinerante com painéis fotográficos, que vai percorrer cerca de 800 municípios. Foram lançados, ainda, 20 mil kits pedagógicos que serão distribuídos junto com vídeo documentário para escolas públicas de ensino fundamental. Também, entre os lançamentos, uma publicação fotobiográfica que será entregue com o vídeo para mais de 5 mil bibliotecas públicas.

As peças educacionais e culturais pretendem divulgar a vida e a obra do “Patrono da Comunicação” e fundador do S.P.I. – Serviço de Proteção aos Índios, que deu origem à atual FUNAI. A trajetória do Marechal Cândido Rondon está, também, disponível na Web. São fotografias, caricaturas, ilustrações e arquivos para consulta. Além disso, o novo site, disponibiliza, para download, todas as peças lançadas.



Considerado uma das figuras mais importantes da história do Brasil, Cândido Rondon foi responsável pela implantação das linhas telegráficas que ligou o Oeste do Brasil com as outras regiões do país. A missão possibilitou importantes estudos científicos no campo da etnologia indígena, da geografia, da fauna e da flora do extenso território percorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário