sexta-feira, 2 de julho de 2010

Novo Centro de Formação Profissional da Funai recebe visita do presidente

O presidente da Funai, Márcio Meira, visitou o Centro de Formação Marechal Cândido Rondon, antigo local de hospedagem para indígenas em trânsito em Brasília, na semana passada (24). Estiveram presentes, também, coordenadores da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, o Secretário do Ministério da Saúde e Coordenadores Técnicos da Funai.

Com previsão para ser entregue no final do mês de julho, o Centro de Formação será utilizado para capacitar os servidores efetivos da Funai e os novos concursados. Sancionada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a reestruturação do Quadro de Pessoal da Fundação Nacional do Índio concede 3,1 mil novas vagas para o órgão indigenista. Até o final de agosto deste ano, 425 novos funcionários passam a compor o quadro, e serão treinados no Centro Marechal Rondon, considerada uma etapa importante para efetividade e eficácia das atividades em campo.

Com uma área construída de mais de 1.700 m², o Centro de Formação é ideal para os novos servidores terem cursos específicos sobre o trabalho que será desenvolvido, a atividade indigenista. O local também será usado pelos atuais funcionários, em atividades de reciclagem e treinamento, em busca de melhorias na execução das ações do Programa de Proteção e Promoção dos Povos Indígenas. O propósito é promover constantes capacitações, na perspectiva da nova estrutura aprovada em 2009, dando melhores condições de trabalho aos indigenistas e valorizando a atuação da Funai, tida como referência internacional.

3 comentários:

  1. Parabenizo a todos por mais essa conquista. As constantes capacitações, mais do que necessárias, são imprescindíveis para um trabalho de campo mais eficaz, bem como para uma relação mais humana e frutífera não só entre os indigenistas especializados/agentes e auxliares, mas também entre estes e nossos povos originários, para com os quais temos uma dívida histórica que, de fato, começa a ser paga com mais celeridade e dignidade a partir da nova reestruturação da Funai.

    Flávio Augusto de Souza Santana
    gutoeducador@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Isso quer dizer que os novos funcionários (aprovados nesse concurso) irão antes a Brasília para serem treinados e somente após é que serão direcionados às suas respectivas sedes de trabalho?

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz em saber que haverá um curso para os novos funcionários da FUNAI. Eu estava preocupada por no edital não constar a realização de um curso, já que em outros órgãos como Petrobrás, IBAMA e ICMBio conta no edital a realização de um curso de nivelamento. Só espero que esse curso em Brasília não seja somente para aprendermos sobre funções burocráticas como elaborar ofícios e memorandos, mas que tenha também uma capacitação antropológica.

    ResponderExcluir