sexta-feira, 9 de julho de 2010

Funai inaugura nova etapa de promoção dos direitos previdenciários no Nordeste

Após uma semana de intenso treinamento, termina nesta sexta – feira (09), a terceira Oficina Regional de Capacitação sobre o Segurado Especial Indígena, em Maceió/AL. Foram momentos de troca de experiências, debates, articulações e diálogos em favor das comunidades indígenas. Durante o evento, técnicos do INSS e Dataprev apresentaram subsídios para que os 40 participantes, entre, coordenadores e técnicos regionais, ficassem aptos para a utilização do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e passem a realizar o cadastro dos indígenas como Segurado Especial, nos canais remotos da Previdência Social. O coordenador técnico da Funai, Raonny Albuquerque, destaca a importância da reestruturação para o fortalecimento e eficiência da Funai. “Os servidores da funai possuem informações desatualizadas e são eles que, muitas vezes, executam o serviço. A realização da oficina permite a atualização do conhecimento técnico. Com a reestruturação da Funai, a instituição passou a criar políticas públicas, inserindo os índios como cidadãos brasileiros, quebrando de vez o sistema assistencialista’’, declara Raonny.


O encontro deu abertura para que os participantes pudessem expor suas dificuldades e limitações, que irão enfrentar para adequar-se ao novo sistema. Apontaram estratégias para execução do programa, de acordo com suas realidades, tiveram a oportunidade de colocar em prática o aprendizado, e tiraram suas dúvidas junto ao técnico do INSS, Daniel Oliveira de Freitas. “O acordo entre a Funai e a Previdência Social foi uma das melhores coisas que aconteceram dentro da reestruturação da Instituição. Esse acordo está gerando uma expectativa muito grande na vida dos índios Pankararu, eles estão eufóricos para iniciar o processo de cadastramento”, conta o coordenador regional de Paulo Afonso/BA, Carlos Alberto.


Já o coordenador técnico de Paulo Afonso/BA, Clênio Eduardo, reconheceu o esforço articulado pela Funai, em capacitar os servidores para atender esse demanda de segurado especial indígena. “A oficina de capacitação é uma forma de presenciar que a Funai vem rompendo barreiras, e que a reestruturação, é a intensificação de um novo tempo na vida dos povos indígenas, os índios podem ver de perto, o que a nova Funai vem fazendo em favor da sua causa. Estou satisfeito e ansioso para colocar em prática’’, afirma o coordenador.


Como principal resultado da oficina, os participantes foram capacitados, e de acordo com o coordenador de proteção social na Funai, Francisco Oliveira de Sousa, a oficina cumpriu bem o objetivo . “Os coordenadores empoderam-se de conhecimentos técnicos e legais, para garantir a acessibilidade dos povos indígenas, aos direitos sociais e previdenciários”, afirma Francisco Oliveira.


Para que esse novo sistema seja desenvolvido com qualidade e eficiência, a Funai disponibilizou recursos para as coordenações regionais priorizarem as coordenações técnicas locais, de acordo com o seu plano de ação. O encerramento foi marcado por dias de aprendizado e muita festa na entrega dos certificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário