sexta-feira, 9 de março de 2012

CIR vai realizar Assembleia Geral no Lago Caracaranã de 11 a 15 de março

Fonte: CR Boa Vista/RR

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) vai realizar este mês a 41ª Assembléia Geral dos Povos Indígenas de Roraima. O encontro é um momento importante para os povos indígenas avaliar sua caminhada e planejar o que fazer na sua organização este ano será.

O evento será realizado no Centro Regional do Lago do Caracaranã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, de 11 a 15 de março, com o tema “Fortalecendo a Luta e a Autonomia dos Povos Indígenas de Roraima”. O coordenador-geral do CIR, Mário Nicácio, afirmou que dentre os assuntos discutidos estão as políticas públicas visando ao etnodesenvolvimento dos povos indígenas e articulação para implantação dos projetos em nível estadual e nacional.

O vice-coordenador do CIR, Ivaldo André, lembrou que a Assembleia Geral já é tradição entre os indígenas, tornando-se um momento importante de fortalecimento da luta dos povos, visando à construção de uma política indigenista e à promoção da união e articulação entre as lideranças e comunidades indígenas de Roraima.

As lideranças indígenas utilizam as assembléias para a troca de idéias e experiências entre as comunidades e regiões frente aos problemas que atingem as comunidades diretamente, como o uso de bebidas alcoólicas, a presença de invasores nas terras indígenas, a agressão ao meio ambiente e os projetos de etnodesenvolvimento que possam gerar renda e diminuir a situação de exclusão social.

A secretária do Movimento de Mulheres, Telma Marques da Silva, disse que ao final da assembléia são encaminhados diversos documentos e uma Carta Final para as autoridades, com as principais reivindicações, denúncias e proposições.

Os coordenadores do CIR afirmam que o encontro no Lago Caracaranã tem um papel importante, que é simbolizar a reconquista das terras tradicionais pelos povos indígenas e mostrar que as comunidades têm todas as condições de desenvolverem projetos autossustentáveis, inclusive utilizando o próprio lago como local de formação de lideranças.



CIR credencia imprensa para Assembleia Geral no Lago Caracaranã

A Assessoria de Comunicação do Conselho Indígena de Roraima (CIR) está credenciando a imprensa para a cobertura da 41ª Assembléia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, que será realizada de 11 a 15 de março no Lago do Caracaranã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

O credenciamento deve ser confirmado com Mayra Celina, na Fundação Nacional do Índio (Funai) de Boa Vista/RR ou pelo e-mail mayracelina@yahoo.com.br. O repórter, o fotógrafo e o motorista devem informar seus documentos pessoais e a placa do veículo que irá conduzi-los até o local.

As lideranças indígenas começam a chegar ao local do evento no sábado, dia 10, mas o evento começará no domingo, 11, com previsão de término na quinta-feira, 15.

Contatos para outras informações devem ser feitas com Mayra Celina, pelo telefone (95) 9126-0803 ou com Jessé Souza, pelo fone (95) 8114-1800, os quais integram o Núcleo de Comunicação da 41ª Assembléia Geral dos Povos Indígenas de Roraima.









Nenhum comentário:

Postar um comentário