quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Comitê Regional de Boa Vista constrói planejamento regional 2012 durante a 2ª Reunião Ordinária

Fonte : CR Boa Vista


Uma nova política de atendimento construída a partir da realidade de cada comunidade indígena, respeitando as diferenças culturais de cada povo e acima de tudo que contemple os anseios de um novo contexto social e econômico da população indígena, foram uma das principais discussões durante a 2ª Reunião Ordinária do Comitê Regional de Boa Vista/RR.

O evento ocorreu no período de 19 a 23 de dezembro, na comunidade indígena Lago Caracaranã, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Normandia/RR. Teve como objetivo discutir e construir o planejamento regional 2012.

Integrantes do Comitê compartilharam e discutiram diversas demandas da questão indígena em Roraima, destacando as principais como sendo a formação superior indígena, etnodesenvolvimento, promoção social, monitoramento territorial das terras indígena e a atuação das Coordenações Técnicas Locais (CTL`s).

Segundo a Coordenadora Geral de Etnodesenvolvimento Sustentável da Funai (CGETNO), Lilian Galette, o desenvolvimento político, étnico das comunidades indígenas deve ser das próprias comunidades, buscando sempre desenvolver os projetos voltados para a sustentabilidade, etnodesenvolvimento e preservação do meio ambiente.


  
   As discussões abordaram ainda o contexto de desenvolvimento econômico das comunidades indígenas, sustentabilidade e autonomia, além da revitalização da cultura indígena, por meio da construção e implementação das políticas públicas específicas para os povos indígenas.
 
   Um dos pontos mais destacados nas questões territoriais e ambientais foi referente à situação dos invasores (garimpeiros, pescadores e grileiros) na Terra Indígena Yanomami, apresentada pela Coordenação da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye`kuana (FPEYY).

  A FPEYY solicitou apoio ao Comitê Regional, no sentido de buscarem soluções urgentes ao problema que, segundo representantes, têm causado preocupação para os povos indígenas yanomami.

O Presidente do Comitê Regional de Boa Vista, André dos Santos Vasconcelos, disse que o propósito é discutir e construir o planejamento, ouvindo cada comunidade indígena, cada região e priorizando as demandas que nunca foram atendidas, firmar acordos para realizar o melhor atendimento possível nas terras indígenas.

 O representante indígena da Aliança de Integração e Desenvolvimento das Comunidades Indígenas (ALDCIR), Valério da Silva, falou que a luta em defesa dos direitos dos povos indígenas precisa ser fortalecida e que há necessidade de capacitação de lideranças indígenas, para que eles possam contribuir na formulação de projetos que venham atender as necessidades de suas comunidades.

Resultados - Várias propostas foram apresentadas, dentre elas a fiscalização e vigilância das terras indígenas; fomento a projetos de atividades nas áreas de agricultura, piscicultura e aquicultura; fortalecimentos dos territórios etnoeducacionais; apoio aos eventos políticos sociais e culturais dos povos indígenas; e apoio a reestruturação das Coordenações Técnicas Locais (CTL`s). 

Uma Carta de apoio foi elaborada durante a reunião, que posteriormente será aprovada e encaminhada aos órgãos competentes. Foram apresentados esclarecimentos, por representantes das coordenações gerais da Funai de Brasília, sobre o acesso aos recursos financeiros destinado a atender as ações do PPA 2012, que visam fortalecer a discussão em torno de  uma nova política indigenista da Fundação Nacional do Índio.

Na avaliação dos membros, a 2ª Reunião Ordinária do Comitê Regional obteve resultados positivos, tendo contado com a participação direta de lideranças indígenas, colaboração de parceiros institucionais e, principalmente por ter sido realizado na terra indígena.

Durante os cinco dias, a reunião contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, entre elas membros do Comitê Regional (indígenas e servidores), de instituições públicas como o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/RR), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/RR), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama/RR), Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Roraima(SFPA/RR), Secretaria de Estado do Índio(SEI), Instituto Insikiran, Universidade Federal de Roraima(UFRR) e lideranças indígenas da região. Estiveram presente também, as coordenações gerais da Funai de Brasília: Coordenação Geral de Promoção dos Direitos Sociais(CGPDS) e Coordenação Geral de Etnodesenvolvimento(CGETNO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário