quarta-feira, 8 de junho de 2011

Funai propõe reflexão sobre Gestão ambiental na Semana Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Fundação Nacional do Índio (Funai), realiza entre os dias 07 a 10 de junho a semana do meio ambiente, com o tema: "Povos indígenas e a gestão territorial e ambiental de suas terras". A reflexão e o debate serão estimulados por fotografias, vídeos e painéis de debate com indígenas, servidores, convidados de outras instituições de governo e organizações da sociedade civil.

Foto: Mário Vilela

Para o Diretor de Proteção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai (DPDS), Aluísio Guapindaia, o evento tem uma importância singular para o orgão. “Estamos prestes a ter o decreto que institui a Política Nacional de Gestão Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), que tem como principal objetivo garantir e promover a proteção, a recuperação, a conservação e o uso sustentável dos recusos naturais nos territórios indígenas. Também eclareceu que através da PNGATI, será possível fazer um trabalho sistematizado respeitando a autonomia e formas próprias da gestão territorial e ambiental,” declara Guapindaia.

Durante os painéis de discussão sobre Gestão Territorial e Ambiental da Terras indígenas, os participantes debateram sobre a construção e os desafios para implementação da PNGATI; o licenciamento ambiental como instrumento de gestão ambiental e a importância dos povos indígenas na conservação da biodiversidade.

Foto: Mário Vilela
O evento é promovido pela Coordenação Geral de Gestão Ambiental da Funai (CGAM/DPDS), com o apoio da Cooperação Alemã para o desenvolvimento GIZ no Brasil. Acontece no auditório da Funai e nos corredores centrais da sede.

Saiba mais

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo, que há 39 anos reuniu 113 países para discutir preservação e uso dos recursos naturais.

Desde essa data, no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário