sexta-feira, 27 de maio de 2011

Indígenas do Pará participam do processo de construção do curso técnico em agroecologia

Com o desafio de construir um curso específico e diferenciado para os povos indígenas, o Instituto Federal de Ciência Tecnológica do Pará (IFPA), com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), encerra amanhã (28), o II Seminário dos Povos Indígenas do Campus Rural de Marabá (CRMB).

A realização do seminário é pré-requisito para a implantação do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, e garante a participação dos povos indígenas nesse processo de construção do programa, na base curricular e nos elementos orientadores da estrutura e funcionamento do curso e suas diretrizes.

O curso é resultado de ações desenvolvidas pelo Campus Rural de Marabá e parceiros, nos últimos dois anos, e foi elaborado em constante diálogo com os povos indígenas. O objetivo é construir, de forma participativa, uma proposta fundamentada na realidade de produção e gestão dos bens naturais, da cultura e da economia dos sete povos indígenas da região público-alvo, sul e sudeste do Pará.

Para o responsável pelo Setor de Educação da Coordenação Geral de Marabá da Funai, Jayme Almeida Chimitz, além do curso ter o papel de formação profissional ele irá proporcionar desenvolvimento para as comunidades indígenas. “A partir do conhecimento adquirido, os estudantes indígenas poderão auxiliar suas comunidades com uma nova forma de sustentabilidade e desenvolvimento através do cultivo e aproveitamento dos recursos naturais”, declara Chimitz.

O curso terá a duração de três anos e está previsto para iniciar no segundo semestre de 2011. A primeira turma será composta por 30 alunos, podendo expandir para 40. As aulas teóricas serão ministradas no Campus Rural de Marabá (CRMB), e as aulas práticas nas aldeias. O processo seletivo ainda não foi definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário