quarta-feira, 27 de abril de 2011

Indígenas tocantinenses recebem R$ 117 mil em projetos agrícolas


Foto: Divulgação/Ruraltins

Na semana destinada às comemorações ao Dia do Índio, o Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins realizou visitas técnicas em aldeias das etnias Krahô, Xerente e Javaé. A atividade faz parte do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Indígena, que entre outras ações, investirá R$ 117 mil em projetos de fruticultura e olericultura para comunidades indígenas tocantinenses.

Mais de 600 famílias serão beneficiadas com o recurso dos governos federal e estadual. As visitas aconteceram no período de 14 a 20 de abril. De acordo com o engenheiro ambiental e indigenista do Ruraltins, Marcos Vinícius Batista, os índios participam de todas as etapas. “São eles que informam as demandas e as metodologias de trabalho. Com base nesses dados, elaboramos os projetos que serão implantados nas comunidades e, posteriormente, gerenciados pelos próprios indígenas”, explica. Batista ainda acrescenta que as técnicas aplicadas no campo estão em harmonia com o método tradicional das aldeias.

Apicultura

A próxima visita acontecerá em maio, de 15 a 20. Na ocasião, a aldeia JK da etnia Karajá, localizada na Ilha do Bananal, receberá uma unidade demonstrativa de apicultura. Os índios vão ser contemplados com centrífugas, macacões, luvas, botas, decantador, caixas, entre outros itens.

O MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), a Funai (Fundação Nacional do Índio), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o MMA (Ministério do Meio Ambiente), a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, a Secretaria da Educação, o Conjaba (Conselho Javaé da Ilha do Bananal) e as associações das comunidades indígenas do Estado são entidades parceiras no trabalho voltado às etnias tocantinenses.

Fonte: Secom/TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário