sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Embaixador da Alemanha visita Coordenação da Funai em Manaus

A Fundação Nacional do Índio – Funai recebeu na Coordenação Regional de Manaus, nessa quarta-feira (08), a visita oficial do Embaixador da Alemanha Sr. Wilfried Grolig, acompanhado pela comitiva de diplomatas. O embaixador esteve no Amazonas para conhecer os resultados de projetos desenvolvidos a partir do investimento do governo alemão por meio do PPTAL - Projeto Integrado de Proteção às Populações e Terras Indígenas da Amazônia Legal.

O presidente da União dos Povos Indígenas de Manaus (UPIM), Isael Munduruku, estava presente no encontro e fez uma apresentação do movimento indígena urbano e a avaliação do PPTAL, que faz parte do Programa para a Conservação das Florestas Tropicais do Brasil - PPG7, criado para proteger as florestas tropicais e conservar a biodiversidade, reduzindo as emissões de carbono e promovendo um maior conhecimento das atividades sustentáveis da floresta tropical.

Dos 107 milhões de hectares reconhecidos como área indígena no Brasil, 98% estão na Amazônia Legal. Dentre as metas estabelecidas, o PPTAL superou em 30% sua meta inicial para identificação de Terras Indígenas, perfazendo um total de 12 milhões de hectares, distribuídos em 77 territórios identificados. No processo de demarcação, o Projeto cumpriu 94% do total previsto, assegurando 39 milhões de hectares em 106 Terras Indígenas na Amazônia Legal. Além da regularização fundiária, o PPTAL executou 44 projetos de Proteção e Vigilância das Terras Indígenas, 22 estudos para elaboração e revisão de normas técnicas da Funai, 132 ações de capacitação indígena, 7 projetos de radiofonia e desenvolveu metodologia para levantamentos etnoecológicos, dos quais 8 já foram concluídos.

Roteiro da Visita

No encontro, o Coordenador Regional substituto Odiney Rodrigues Hayden, fez uma exposição a respeito da atuação da Coordenação de Manaus, e apresentou ao embaixador um pequeno museu que visa à preservação das tradições indígenas e o respeito à diversidade cultural. Também foi apresentada uma biblioteca que funciona como centro de estudo para índios e não índios.

O embaixador teve, também, a oportunidade de conhecer o processo de reestruturação da instituição a partir do Decreto N° 7.056 de 28 de Dezembro de 2009. O indigenista especializado e encarregado dos Assuntos Internacionais da Presidência da Funai, André Albuquerque, explicou que o maior avanço promovido pelo decreto é a criação dos Comitês Regionais, onde há participação direta das comunidades indígenas que poderão discutir as prioridades na execução orçamentária das unidades locais, monitorar a atuação da Funai e definir planos, programas e projetos para proteção territorial e promoção do desenvolvimento sustentável nas comunidades.

Um comentário:

  1. O Embaixador da Alemanha poderia ter feito uma visita na aldeia indígena do Jaraguá.
    Aliás, solicito uma visita para essa aldeia, onde os índios encontram-se em uma situação de miséria, e seria interessante ver o que pode ser feito por eles.
    Att
    ELIANE YADA

    ResponderExcluir