sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Funai auxilia no processo de eleições em Mato Grosso

A Fundação Nacional do Índio em Mato Grosso, em conjunto com a Secretaria do Estado de Justiça e Segurança Pública e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), promovem ações que possibilitem que os 6.774 índios votem nas eleições de 2010. Em algumas regiões do estado, aeronaves, equipes e servidores serão deslocados para aldeias indígenas para possibilitar que os índios possam exercer o direito ao voto, previsto na Constituição Brasileira.

Para auxiliar no processo de votações, as seis coordenações regionais da Funai situadas no estado estão elaborando um mapeamento dos locais de difícil acesso junto com os demais órgãos para identificar as necessidades de cada região. “Em algumas áreas, é possível chegar de carro com tração nas quatro rodas. Em outras, o acesso só é possível por aeronaves”, explica o coordenador regional de Cuiabá, Benedito César Araújo.

A aldeia indígena Capoto, situada no município de Peixoto Azevedo, possui 86 eleitores que fazem parte da etnia Kayapó. Para que esses índios exerçam o direito ao voto, será necessário que o processo de votação seja realizado na própria aldeia. Como o acesso à aldeia só é possível por aeronave ou helicóptero serão deslocados servidores da Funai, mesários e Polícia Federal para acompanhar o processo.

Assim como na aldeia indígena de Capoto, mais cinco aldeias também serão adaptadas para que os índios possam votar no dia das eleições. Elas estão situadas nos municípios de Campinápolis, nas aldeias Aldeiona, Parabubure, Campinas e São Pedro, e Peixoto Azevedo, na aldeia Metuktire. Os índios irão votar em urnas eletrônicas enviadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

“Esse é um processo normal. Já fazemos isso há vários anos. Os índios estão acostumados a votar. Ninguém será obrigado”, afirma Megaron Txucarramãe, da etnia Kayapó.

No Estado, o local com maior número de eleitores indígenas localiza-se no município de Barra do Garças, a 550 quilômetros da capital Cuiabá. O município abriga um total de 1.194 eleitores indígenas das etnias Xavante e Bororo. Barra do Garças possui três zonas eleitorais localizadas em escolas estaduais. Em segundo lugar vêm o município de Campinápolis com 1.177 eleitores indígenas que irão votar em um das quatro zonas eleitorais, todas em aldeias indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário