quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Indígenas de SC, PR e RS fazem festa para inauguração da Funai em São José/SC

O presidente da Fundação Nacional do Índio, Márcio Meira, inaugurou neta quarta-feira (29) a Coordenação Regional (CR) do Litoral Sul, criada pelo Decreto nº 7.056, de 29 de dezembro de 2009. A instalação desta unidade garante a presença da Funai em 29 Terras Indígenas nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Localizada no município de São José/SC, na região metropolitana da Florianópolis, a CR atende 51 comunidades das etnias Guarani, Xokleng e Kaingang, que somam aproximadamente seis mil indígenas, na maioria Guarani.

A CR Litoral Sul, além de desenvolver ações de promoção social, proteção territorial e projetos de etnodesenvolvimento nas aldeias, com o apoio de seis Coordenações Técnicas Locais (CTL), ainda presta atendimento à população indígena urbana, fato que se tornou possível em função do processo de reestruturação da Funai. As CTLs, que atuam efetivamente nas aldeias, estão distribuídas nas cidades de Paranaguá/PR, Joinville/SC, José Boiteux/SC, Palhoça/SC, Porto Alegre/RS e Osório/RS.

As atividades das CTLs receberão suporte político e administrativo da Coordenação Regional, entretanto, o planejamento das ações passa obrigatoriamente pela consulta às lideranças indígenas, de forma organizada no Comitê Regional, vinculado à CR, de acordo com o Decreto Presidencial. No Comitê, indígenas e servidores, em igual número, discutem as prioridades para a execução das políticas públicas e a articulação de ações com outros órgãos dos governos federal, estadual e municipal. A instância recém-criada deverá dialogar com a Comissão Nacional de Política Indigenista, que reúne representantes indígenas de todo o Brasil e membros de nove ministérios que possuem ações direcionadas para essa segmento da população, além da Casa Civil, Secretaria-Geral e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Para celebrar a inauguração da unidade da Funai em São José, indígenas dos três estados do sul do país estiveram presentes no evento, para participar da cerimônia e realizar a benção com seus cantos, ritos e danças. Houve apresentação de canto e dança Xokleng e do coral Guarani. A Coordenação Regional Litoral Sudeste está localizada na Rua Margarida de Abreu 395, esquina com a Rua Castelo Branco. 

Um comentário:

  1. Parabens senhor Presidente da Funai pela inauguração da CR do litoral Sul. Os indígenas precisam do seu apoio e da Funai, e as outras Regiões do Brasil.
    Abraços.
    José Wanderley C. Barros
    Ex-funcionário da Funai.

    ResponderExcluir