terça-feira, 13 de julho de 2010

Funai compra fazenda para índios no agreste de Pernambuco

Com a efetivação da compra de sete fazendas, nos municípios de Alagoinha, Pedra, Pesqueira e Venturosa, no Agreste de Pernambuco, celebrada na última quinta-feira, 08, a Fundação Nacional do Índio (Funai) encerra sete anos de impasse vividos pelos índios Xukuru. As áreas das fazendas - Santa Helena I, III, IV e V e Jardim III, IV e V - de 1.150 hectares, foram adquiridas pelo valor de R$ 587.786,16 e vão assentar 149 famílias que, desde fevereiro de 2003, tiveram que abandonar suas terras, no município de Pesqueira, após um conflito entre índios da etnia Xukuru.

Os "Xukuru de Cimbres", liderados por Expedito Alves Cabral, o Bia, passaram, desde o impasse que culminou com dois índios mortos, em 07 de fevereiro de 2003, a morar em casas na cidade de Pesqueira e no Recife. A situação emergencial fez a Funai viver um momento atípico, já que a fundação teve que arcar com aluguéis e cestas básicas para a manutenção das famílias. Agora, o trabalho passa a ser voltado para o assentamento do grupo.

A compra das fazendas para a comunidade indígena, fato inédito no país, é um marco na história da etnia pernambucana. A assinatura das escrituras foi efetivada pelo coordenador regional da Funai Frederico Vieira Campos. Os índios estão organizando uma festa para comemorar o fim do impasse de sete anos.

2 comentários:

  1. Fico muito feliz com esta notícia. Parabéns aos índios. Espero que o conflito seja realmente sanado.

    ResponderExcluir
  2. Eraldo de Vasconcelos Leite14 de julho de 2010 às 08:29

    Quero aqui, parabenizar o presedinte da FUNAI, Marcio Meira,pelas conquistas das fazendas no agrete pernambucano, e pelo reconhecimento da situação atpica vivida pela Administração Recife com os conflitos existentes na reserva indígena Xucuru de Cimbres,Não poderia também silenciar diante desta conquista a participação efetiva da ex- administradora Estela Parnes, bem como o empenho muitas vezes até incompreendido do grande lider do momento vereador Expedito Alves Cabral (Biá). Desejamos em fim felicidades à todos os índios de Xucuru de Cimbres e dizer que estamos todos unidos pelo restabelecimento total de seus costumes culturais e a convivência entre nos servidores da Coordenadoria técnica Recife. Recebebam um abraço carinhoso do amigo de sempre que no momento encontra-se bastante emocionado com a noticia. Eraldo Leite

    ResponderExcluir