sábado, 26 de junho de 2010

Funai capacita gestores financeiros e coordenadores regionais

Nesta sexta-feira (25), foi concluída a segunda etapa do Curso de Orçamento, Contabilidade e Finanças para gestores e coordenadores regionais da Funai. A atividade reuniu participantes das Coordenações Regionais da Funai das regiões sul e sudeste, além de parte das unidades do centro-oeste brasileiro. As palestras com especialistas do Ministério da Justiça (MJ) trazem subsídios aos gestores financeiros das unidades regionais para prover maior eficiência administrativa na execução das ações de proteção e promoção social, do Plano Plurianual da Funai. O encontro permitiu, aos participantes, identificar estratégias para implementação do modelo de gestão participativa, instituído pelo Decreto de reestruturação do órgão indigenista.


“Qualificar os servidores em orçamento, finanças e contabilidade pública é fundamental para que a instituição possa desempenhar com mais qualidade e eficiência a sua missão”, declarou o presidente da Funai, Márcio Meira, na noite de abertura do encontro. Meira lembrou que, em abril, gestores e coordenadores das demais unidades da Funai participaram da primeira fase do treinamento, compartilhando experiências, dificuldades e desafios, e adquirindo novos conhecimentos para o bom desempenho de suas atividades.




Com foco no método de gestão compartilhada por meio dos Comitês Regionais, criados na nova estrutura funcional da Funai, a capacitação é uma das ferramentas para superação das limitações funcionais na administração e execução dos recursos orçamentários. No ano em que a política indigenista brasileira comemora o primeiro centenário, a Funai tem o maior orçamento de sua história: R$ 423 milhões. O montante torna-se ainda maior quando somado aos 5,8 milhões de emendas parlamentares aprovadas, das quais onze estão direcionadas para ações de etnodesenvolvimento, quatro dedicam-se à proteção social e outras três para promoção do patrimônio cultural indígena. Não à toa o Governo Federal tem se empenhado no fortalecimento da instituição. Nos dois últimos anos, o órgão indigenista superou a marca de 130 milhões da execução orçamentária financeira, superando todas as marcas alcançadas anteriormente.



Um comentário:

  1. Participar do curso foi um evento, profissional e pessoal. Bom conhecer os colegas de muitos cantos diferentes da Funai.

    a propósito, parabens pelo blog
    beijos
    arilza ( museu do indio )

    ResponderExcluir