quinta-feira, 3 de junho de 2010

Do Blog do Planalto: CNPI discute com presidente Belo Monte, Saúde, Terras no Mato Grosso do Sul e Estatuto dos Povos Indígenas

Durante quase quatro horas, o presidente Lula e lideranças indígenas conversaram nesta quarta-feira (6/2) diversos temas da pauta da política indigenista brasileira durante a 13ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Entre os principais temas estavam a construção da usina de Belo Monte no rio Xingu, no Pará; a regulamentação da recém criada Secretaria de Saúde Indígena; a questão das terras dos índios guarani kaiowá no Mato Grosso do Sul; o projeto de lei que institui o Conselho Nacional de Política Indigenista, que está para ser votado no Congresso; e o Estatuto dos Povos Indígenas, uma das principais reivindicações dos líderes indígenas presentes à reunião.




Conversamos com Márcio Meira, presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) que participou da reunião. Segundo ele, o presidente Lula ressaltou durante o encontro a necessidade de se manter um diálogo permanente com as comunidades e organizações indígenas, e fez questão de explicar detalhadamente o projeto de Belo Monte às lideranças indígenas, lembrando que ele já foi bastante modificado para atender às demandas das comunidades -- não alagará mais, por exemplo, nenhuma terra indígena na região do Xingu (PA).

Um comentário:

  1. Seria democrático que a mídia transmitisse todo "diálogo" do Lula com as lideranças indígenas!
    Dúvida? Lideranças Indígenas ou representantes indígenas dentro da CNPI participaram desse "diálogo"?
    Grata,
    Dona de casa, mãe, preocupada com o rumo das coisas...por um lugar mais humano para criar seus filhos...pela ética e moral que herdou e que fluirá na sua linhagem!

    ResponderExcluir