sexta-feira, 24 de maio de 2013

CGGAM acompanha projetos de recuperação florestal no Parque Nacional do Monte Pascoal (BA)

Por conta de discussões sobre a continuidade de projeto de restauração florestal no Parque Nacional do Monte Pascoal, o Coordenador Geral de Gestão Ambiental – CGGAM/Funai, Jaime Siqueira Jr, e o Coordenador Técnico do Projeto GATI, Robert Miller, participaram nos dias 14 e 15/05, de reuniões e visitas técnicas em Porto Seguro e na Terra Indígena Barra Velha (BA), que está em situação de sobreposição ao Parque. O projeto de restauração visa recuperar um total de 220 hectares do Parque Nacional que foram atingidos por um incêndio em 2009. Até o momento foram replantados 62 hectares de área, sob a coordenação do Grupo Ambiental Natureza Bela e parceiros. As ações estão sendo executadas com apoio financeiro da Iniciativa BNDES Mata Atlântica.

Parceiros visitam área que está sendo replantada
Foto: Divulgação
A fim de repassar informações sobre andamento do projeto, o consórcio de ONGs e os representantes da Coordenação Regional  –Sul da Bahia e Funai sede, se reuniram no primeiro dia para compartilhar informações sobre o andamento do projeto, avanços e principais desafios. No dia seguinte, a equipe conheceu e participou da inauguração de novos viveiros de muda para replantio. Esta ação está sendo desenvolvida pela COOPLANJÉ - Cooperativa de Florestadores e Reflorestadores Pataxó. Ainda no segundo dia, os representantes da Funai, do BNDS, ICMBio, Serviço Florestal, ONGs, lideranças indígenas e demais membros da comunidades local, participaram de reunião que tratou da apresentação de uma proposta de continuidade do projeto que deverá concorrer a uma segunda etapa da Iniciativa BNDS Mata Atlântica prevista para o segundo semestre. A nova proposta enfatiza a implantação de sistemas agroflorestais, buscando conjugar a recuperação ambiental com a geração de renda, por meio do cultivo de frutíferas e outras espécies perenes, tais como café, pimenta-do-reino e outras. 

De acordo com Jaime Siqueira da CGGAM/Funai, a existência de um Plano de Gestão Territorial e Ambiental da TI Barra Velha foi fundamental para embasar o projeto em andamento e a proposta de uma segunda etapa. Este plano, elaborado em 2011 por meio do projeto de cooperação Funai/Unesco e publicado em 2012 com apoio da GIZ, traça as diretrizes para uma série de ações que buscam a sustentabilidade social, cultural e ambiental da TI, incluindo nisto a proposta de recuperação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário