Indígenas de 11 etnias do Mato Grosso receberam, na última sexta-feira (13), o diploma de nível superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Os 33 acadêmicos, concluíram os cursos de licenciaturas em "Ciências da Natureza e Matemática", "Ciências Sociais" e "Línguas, Artes e Literatura".
Esta é a terceira turma formada pela Unemat, por meio da Faculdade Indígena Intercultural, com cursos específicos e diferenciados. As licenciaturas específicas têm por objetivo a formação e a habilitação de professores indígenas para o exercício docente no Ensino Fundamental e em disciplinas específicas do Ensino Médio, nas escolas indígenas. A faculdade já formou 293 professores indígenas e muitos deles já fizeram pós-graduação e mestrado.
Foto: Hilda Maria Gonçalves
Os cursos de licenciatura da Unemat constituem o primeiro programa institucional dessa natureza implantado no Brasil e é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como ação de política afirmativa voltada para a inclusão das populações indígenas no Ensino Superior.
Segundo a técnica da Coordenação de Educação da Fundação Nacional do Índio (Funai), Neide Martins Siqueira, a formação escolar é um instrumento fundamental para o empoderamento dos povos indígenas. “A formação dos professores indígenas na licenciatura intercultural garante a autonomia política, pedagógica e administrativa na gestão das escolas , garantindo a especificidade, a qualidade e elevando o nível do ensino oferecido nas aldeias”.
Os cursos contam com uma parceria entre Unemat, Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) e Funai.
Muito bem,parabéns aos meus parentes e colegas professores indígenas da UNEMAT!Tive a honra de me formar na Faculdade Indígena Intercultural!
ResponderExcluir