O Povo Enawene Nawe vive às margens do rio Iquê, numa única aldeia, que atualmente abriga uma população de quase 600 pessoas, todas falantes do Aruak. Mantém o padrão de ocupação tradicional dado pelos modelos de sua organização social, efetivados nas dinâmicas de produção, manejo e utilização dos recursos, de distribuição espacial e da transmissão dos conhecimentos através das gerações, realizando com intenso vigor suas práticas sociais e seu calendário ritual.
A Terra Indígena Enawene Nawe corresponde a uma área de 742.088 ha, demarcada e homologada (em 1996), situada na transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, a noroeste do estado de Mato Grosso, no Vale do Juruena (o rio Juruena, considerado de grande porte, é afluente do Tapajós que alimenta, por sua vez, o rio Amazonas). Próximos aos municípios de Brasnorte, Juína, Comodoro e Sapezal, são vizinhos dos Povos Myky, Nambikwara, Rikbaktsa, Irantxe e Cinta Larga, numa região considerada de inestimável importância histórica, etnológica e arqueológica, caracterizada pela biodiversidade e pela sociodiversidade que a sustenta.

A recusa do povo Enawene Nawe em integrar-se a essa forma de desenvolvimento econômico, ou mesmo de participar de forma conivente, tem sido o principal fator de resistência e de luta pelo seu modo de vida tradicional.
Fonte: Opan
Nenhum comentário:
Postar um comentário