sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Projeto beneficia indígenas Suruí com expedição de documentos


 O projeto Cidadania, Direito de Todos, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para possibilitar o acesso de indígenas a documentos básicos, promoveu, em parceira com a Funai, uma ação no período de 31 de agosto a 2 de setembro, em Cacoal, Rondônia.

A ação foi direcionada à população da Terra Indígena Sete de Setembro, onde predomina a etnia Suruí, atendendo cerca de 350 indígenas por dia. Aproximadamente 2 mil documentos foram expedidos, entre os quais Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), certidão de nascimento, Cadastro da Pessoa Física (CPF), carteiras de trabalho e de identidade e cadastro no programa Bolsa Família. Também foram promovidas orientações sobre os direitos do cidadão frente ao INSS, treinamento com urna eletrônica e serviços médicos e odontológicos.

Durante a realização, o cacique José Itabira Suruí fez um pronunciamento em que ressaltou a importância do evento para os indígenas e agradeceu a participação dos órgãos públicos parceiros.

Além da Funai, participaram do mutirão representantes do CNJ, Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Receita Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Tribunal Regional Eleitoral (TER-RO), Polícia Civil, Prefeitura de Cacoal, Aeronáutica, Exército, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e secretarias estaduais de Ação Social, Segurança Pública, Educação e Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário