terça-feira, 2 de outubro de 2012

Feira de sementes tradicionais fortalece tradição Mebengokré (Kayapó)

 
Foto: Renata Aguiar

A I Feira Mebengokré de Sementes Tradicionais, realizada entre os dias 3 e 7 de setembro na terra indígena Kayapó (PA), reuniu representantes de mais de 20 aldeias Mebengokré (Kayapó), dos parentes Metuktire do Mato Grosso e de outros 16 povos indígenas. O encontro, realizado na aldeia Moikarakô e organizado pela Associação Floresta Protegida, com apoio de diversos parceiros, entre eles a Funai, faz parte de uma estratégia de promoção da soberania alimentar, de conservação local da biodiversidade e de valorização da terra e da cultura Mebengokré.


Mebengokré da Aldeia Moykarako dançam na abertura da Feira
Foto:  Rafael Cabral

 A feira buscou o fortalecimento da autonomia Kayapó através da valorização de seus sistemas produtivos, fomentando a circulação e recuperação de sementes tradicionais, com troca de experiências sobre técnicas e saberes ligados à produção de alimentos. Ao proporcionar o intercâmbio de plantas e sementes, o evento propiciou também um amplo intercâmbio cultural, com compartilhamento de histórias, cantos, ritos, culinária e artesanato.

Houve ainda espaço para conversas e discussões sobre temas como: conservação e uso da agrobiodiversidade; políticas públicas ligadas à produção de alimentos; assistência técnica e extensão rural em área indígena; experiências produtivas para geração de renda; gestão ambiental e territorial; e desafios contemporâneos enfrentados pelos povos indígenas.

Oficina de Pintura em Tecido com mulheres Kayapó
Foto: Renata Aguiar

A Associação Floresta Protegida é uma organização indígena, criada em 2002 com o intuito de auxiliar as comunidades Kayapó na articulação com os diferentes atores da sociedade envolvente para o fortalecimento da autonomia política, econômica e social de suas comunidades. A entidade sem fins lucrativos representa 17 comunidades localizadas nas Terras Indígenas Kayapó e Menkragnoti.



3 comentários:

  1. Parabenizo a todos que trabalharam para que este evento fosse realidade! Conheci a realidade dos técnicos da Funai da CR Kayapó do Sul e da AFP e sei o quanto se prepararam para o encontro dos Mebengokré e parentes.
    Que alegria esta iniciativa!!! Quem ganha são os indígenas que fortalecem seus laços... Dinamizam sua cultura... Trocam experiências...
    Que venham mais!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo a todos que trabalharam para que este evento fosse realidade! Conheci a realidade dos técnicos da Funai da CR Kayapó do Sul e da AFP e sei o quanto se prepararam para o encontro dos Mebengokré e parentes.
    Que alegria esta iniciativa!!! Quem ganha são os indígenas que fortalecem seus laços... Dinamizam sua cultura... Trocam experiências...
    Que venham mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. Aqui em Chapecó/SC começamos um processo de cadastrar indígenas agricultores que forma-los "guardiões das sementes crioulas", em parceria com a EMBRAPA CPACT. Estamos às ordens. Abraços fraternos. José Renato de Castro Cesar SEMAT/NET/CRIS - Chapecó/SC (49)33220024 Ramal 212

    ResponderExcluir