terça-feira, 3 de julho de 2012

Nota de pesar pelo falecimento do professor Antônio Brand

A Funai lamenta a morte do professor Antônio Brand, na manhã de hoje, 3, em decorrência de complicações após cirurgia cardíaca, realizada em hospital de Porto Alegre (RS).

Brand tinha 62 anos, era doutor em História, professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e profundo defensor da causa indígena. Há 30 anos, residia em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde se dedicou especialmente ao trabalho com o povo Guarani Kaiowá.

Era coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) da UCDB e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Mestrado em Desenvolvimento Local e do curso de graduação em História da universidade.

Foi ainda, nas décadas de 1980 e 1990, membro do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e teve importante papel na defesa dos direitos indígenas durante a Assembleia Nacional Constituinte nos anos 1987 e1988.

Brand foi o exemplo de estudioso, indigenista e historiador que devolveu aos povos indígenas o conhecimento que adquiriu. Fez isso durante toda a sua vida e, com a sua morte, os índios do Mato Grosso do Sul perdem um grande aliado e, mais ainda, parte da sua história.

Brand era natural de Montenegro, no RS, e o velório está previsto para acontecer em sua cidade natal. Ele era casado e tinha uma filha.

Um comentário:

  1. Lamento com pesar a morte de um grande Amigo!
    Brand, nosso professor querido deixará um grande vazio no meio do nosso povo guarany. Principalmente na Licenciatura Indígena da UFGD.
    Jussara Marques Lopes, acadêmica do curso de Ciências da natureza

    ResponderExcluir