quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Indígenas recebem 600 filtros para purificar água

Fonte: Tiago Pegon / Agência Saúde

As ações de apoio ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Purus, no município de Santa Rosa do Purus (AC), em conjunto com a Força Nacional do SUS continua até amanhã. Até o final desta semana, 300 dos 600 filtros de barro previstos serão entregues à comunidade indígena da região e vão beneficiar mais de 30 aldeias. As equipes multidisciplinares de apoio à saúde indígena da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e da Força Nacional estão trabalhando desde o dia 28 de janeiro nas áreas indígenas onde é investigado um possível surto de Doença Diarréica Aguda (DDA).

Foto: Agência Saúde

De acordo com Francisca de Souza, secretária municipal de saúde de Santa Rosa do Purus (AC), os filtros de barro vão ajudar as comunidades indígenas a terem água de melhor qualidade para o consumo. “Os filtros serão importantes para auxiliar e amenizar esses casos de diarreia. Além da distribuição, haverá um trabalho de conscientização da comunidade em conjunto com as equipes (da SESAI, do estado do Acre e do município)”, destacou. Os filtros são feitos de barro cozido e filtram a água lentamente por gravidade, através de suas velas de cerâmica, enquanto mantém a água fresca. Além disso, removem as impurezas como ferro, alumínio e chumbo, eliminando ainda parasitas, giárdias e sedimentos.

4 comentários:

  1. Boa tarde queridos editores do Blog da Funai, meu nome é Amanda, sou estudante do 1º ano do Ensino Médio, e estou realizando uma pesquisa sobre vocês, solicitado pela professora de Historia. Sendo assim gostaria de saber duas coisas que não achei nem no site , nem nesse maravilhoso blog :
    1. Como as tribos encaram a Funai ?
    2. A Ficha técnica : quem administra, as leis, se é federal ou municipal, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda. Obrigado por acessar nosso site e blog em sua pesquisa. Como deve ter lido no site, 817 mil indígenas vivem no Brasil, distribuídos entre 688 Terras Indígenas e áreas urbanas nos diversos estados. A diversidade é muito grande. São mais de 200 povos indígenas que falam 180 línguas diferentes pelo menos, com costumes, crenças e visão de mundo diferentes. É difícil generalizar a opinião que eles possam ter a respeito da Funai ou sobre qualquer outro assunto.
      Quanto às leis, não entendi bem a pergunta. Mas a Funai é um órgão federal, regido por lei federal. E o dever de proteção das comunidades indígenas é de todos: União, estados e municípios. Ver Estatuto dos Povos Indígenas e outras leis no site da Funai www.funai.gov.br. Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Sou descendente de indígenas e gostaria de saber quais as faculdades além da UNB que possui cursos para indígenas.

    ResponderExcluir
  3. Olá, você pode mandar um e-mail para comunicacao.funai@gmail.com, solicitando a lista das faculdades que têm convênio com a Funai.

    ResponderExcluir