sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Regional da Funai em Roraima tem novo coordenador

O jornalista André Vasconcelos tomou posse no cargo de coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Roraima, na tarde de segunda-feira (08 de agosto), na sede da instituição, em Boa Vista/RR. A solenidade de posse contou com a presença de autoridades governamentais das esferas federal e estadual, além de servidores da Fundação e indígenas de todas as organizações do Estado.


Em seu discurso de posse, André Vasconcelos agradeceu ao presidente da Funai, Márcio Meira, por confiar a ele a missão de conduzir os trabalhos da Coordenação Regional e conclamou os servidores a trabalharem pelo fortalecimento da instituição e dos povos indígenas. "Nesta portunidade, quero garantir às organizações aqui representadas, que o nosso trabalho será direcionado para o bem maior dos indígenas, independentemente da ideologiua à qual pertençam. Buscaremos coordenar, articular, acompanhar e garantir o cumprimento da política indigenista do Estado brasileiro."

Vasconcelos destacou que vai priorizar, em sua gestão, a melhoria do atendimento prestado aos índios, investimentos na infraestrutura do órgão e a implementação de projetos de etnodesenvolvimento, respeitando todos os paradigmas étnicos, culturais e religiosos dos povos. "Não cabe mais à Funai o papel de órgão assistencialista. O que tem que ser feito é apoiar os índios e dar a eles alternativas para que possam se autosustentar", disse o novo coordenador.

Participaram da posse: Mário Nicácio, coordenador geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Genival Morais, coordenador geral da Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APITSM), Pierlângela Nascimento da Cunha, da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIRR), Davi Kopenawa, pela Hutukara Associação Yanômami (HAY), Vanda Domingues, da Associação Municipal Kuaikiri de Boa Vista (AMKB), Lupedro Abel de Morais, da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (SODIUR) e Dilson Ingaricó, do Conselho do Povo Ingaricá (COPING).

Prestigiaram a solenidade o juíz Breno Coutinho, presidente da Associação dos Magistrados de Roraima, a juíza Graciete Sotto Maior, da Vara de Execuções Penais, Antonio Quinto, gerente regional do INSS, Marcelo Lopes, superintendente da Funasa/RR, professora doutora Gioconda Martinês, vice reitora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Nilva Baraúna, superintendente do Ibama/RR, Titonho Bezerra, superintendente do Incra/RR e Fábio Costa, da Superintendência de Pesca em Roraima.

Um comentário:

  1. Eraldo de Vasconcelos Leite13 de agosto de 2011 às 05:15

    O que realmente esta faltando para a CR de Maceió funcionar em sua plenitude, e posteriormente a CTL -Recife e talvez a CTL de João Pessoa. Afinal de contas são 03 Estados vizinhos que podem muito bem ajudar a FUNAI em suas parcerias.Eraldo Leite-CTL- Recife

    ResponderExcluir