terça-feira, 2 de agosto de 2011

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil pactua agenda de trabalho com a Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) participou, na última sexta-feira (25), da 6ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Lideranças Indígenas (FNLI), vinculado à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). O evento reuniu organizações indígenas e órgãos do governo para iniciar um balanço da situação atual da política indigenista e estabelecer uma agenda de trabalho focada no atendimento das demandas indígenas. 

Além das discussões e debates junto ao governo, as organizações indígenas estão avaliando os encaminhamentos propostos pela Secretaria Nacional da Articulação Social da Presidência da República e a Funai, em que propõem uma agenda com a Presidente Dilma, com pautas construídas pelos movimentos sociais, a retomada e fortalecimento da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) e a garantia de manter um diálogo permanente entre órgãos de governo e APIB.


O presidente da Funai, Márcio Meira, esclareceu que nem tudo é passível de ser resolvido com a velocidade que se espera. Ele reforçou que os encaminhamentos propostos no encontro estão pactuados com a Funai e que será feito o possível para cumprir todos os pontos, inclusive a agenda com a Presidente Dilma. “A Funai, está na linha de batalha junto com vocês para ter as agendas cumpridas", declara Meira. 

“Nessa reunião, criou-se um fortalecimento importante que esperávamos, e avançamos muito. Hoje podemos ter uma política de unidade entre indígenas e órgãos do governo, e não precisamos mais bater a borduna na mesa para sermos ouvidos em defesa das nossas terras”, desabafa o indígena da etnia Terena, Mário de Camilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário