quarta-feira, 20 de julho de 2011

Funai de Ji-Paraná (RO) promove curso de monitoramento territorial e ambiental

A Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da Coordenação Regional de Ji-Paraná (RO), capacitou 22 indígenas das etnias Tupari, Kampé, Makurap, Jabuti e Kanoé, da TI Rio Branco, para atuar, em parceria com os órgãos competentes, na proteção dos recursos naturais e culturais de seus territórios. O curso de Monitoramento Territorial e Ambiental em Terras Indígenas foi formatado pela Funai/Ji-Paraná em parceria com Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, ICMBio/Rebio Guaporé, e associações indígenas Wãypa e Doa Txa'to.

Segundo o Coordenador Regional Vicente Batista Filho, “a capacitação foi decidida em conjunto com os indígenas, durante a discussão do Plano de Trabalho de Proteção Territorial, em maio deste ano. As reuniões foram feitas em cada Terra Indígena, com as lideranças de cada povo, com exceção das Terras Karitiana e Karipuna, que ocorrerão no ano que vem”.


Foto: Antônio Miranda/Funai Ji-Paraná
Com a formação, a Regional pretende envolver os indígenas no processo de planejamento e execução das ações de proteção territorial. Eles também serão multiplicadores desse conhecimento, podendo auxiliar na capacitação das turmas seguintes. “O maior interessado e o maior protetor do seu território é o próprio indígena” ressaltou Batista. “Para que ele atue junto com a Funai nessa proteção, é preciso um conhecimento básico. Eles aprenderam como lidar com a situação de ilícitos - como o fogo, invasão das terras por parte de pescador, madeireiro, garimpeiro, por exemplo-, até a chegada dos órgãos fiscalizadores”, explicou.

Paulo Afonso dos Santos Junior, responsável pelo Setor de Monitoramento Ambiental e Territorial da Funai em Ji-Paraná, ressaltou que o curso seguiu uma metodologia participativa. A avaliação foi feita durante as aulas práticas e expositivas. “O mais surpreendente é que em pouco tempo eles conseguiram absorver o conhecimento e compreender a importância da preservação da área, com a utilização das ferramentas, como GPS, leitura e construção de mapas, utilização da bússola e demais programas necessários para esse trabalho”, avaliou.

O curso foi realizado na aldeia Colorado, da Terra Indígena Rio Branco, com duração de 10 dias (8 a 17 de julho). O programa incluiu noções de direito ambiental e direito indígena, radiocomunicação, noções básicas de fotografia e filmagem, manutenção de equipamentos e máquinas, primeiros socorros e técnicas de prevenção de acidentes.


Foto: Antônio Miranda/Funai Ji-Paraná
Próximas formações

Esse foi o primeiro de uma série de cursos que serão oferecidos até 2012 pela Coordenação Regional de Ji-Paraná, a partir da experiência das instituições parceiras, com o objetivo de contribuir para a eficiência da atuação dos povos na proteção de seu território. A intenção, segundo o coordenador Vicente Batista Filho, é que haja “além da formação de novas turmas, um processo de construção de conhecimento contínuo, com formações complementares e reciclagens estabelecidas no planejamento da Coordenação Regional”.

Ainda em 2011 haverá formação nas Terras Indígenas Tem Zoró, Igarapé Lourdes, Uru-Eu-Wau-Wau. As terras Karitiana e Karipuna farão o planejamento e o curso em 2012. De acordo com Batista, pode haver também novas turmas para as mesmas terras, conforme a necessidade e o interesse desses povos.



Um comentário:

  1. Faço parte dessa comunidade e será de grande importancia, postar todas atividades da FUNAI-Ji-Paraná-RO, para que todos venham saber dos feitos.

    ResponderExcluir