terça-feira, 19 de abril de 2011

Mulheres indígenas estão com a bola toda

Celebrando a semana do índio e o aniversário de Brasília, a Seleção Indígena Brasileira de Futebol (SIBF), categoria feminina, se apresenta num amistoso jogando contra a Seleção Brasiliense, a convite do Governo do Distrito Federal. Promovida pela Secretaria de Cultura, a competição será realizada na Esplanda dos Ministérios a partir das 10h30min, como parte da programação cultural do aniversário de Brasília no dia 21 de abril.


Formada por mulheres indígenas de diferentes etnias (Karajá, Bororo, Xavante, Gavião e etnias do Xingu) a Seleção Indígena, criada em 2010, fez sua estréia jogando oficialmente no ano passado contra o time CRESPOM - DF. O resultado ficou empatado em 2x2, considerado bom resultado para seu primeiro jogo.


Em agosto de 2011 a Seleção Brasileira indígena participa do primeiro amistoso Internacional Indígena de Futebol Feminino no Canadá jogando contra a Seleção Indígena Canadense. O Encontro será realizado no dia 09 de agosto (dia mundial do índio). O evento divulgará o projeto da primeira Copa de Seleções Indígenas.

O trabalho esportivo dentro das comunidades indígenas tem como objetivo incentivar a pratica de esportes sem perda de seus costumes, mantendo a cultura, formando jovens atletas longe de dependências químicas, alcoolismo e prostituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário