segunda-feira, 14 de março de 2011

Funai capacita servidores do Vale do Javari (AM) em metodologias de localização de índios isolados e de recente contato

A Frente de Proteção Etnoambiental da Funai no Vale do Javari, responsável pela proteção e vigilância de 14 referências de índios isolados na Terra Indígena Vale do Javari (AM), capacitou os servidores em metodologias de localização de índios isolados e de recente contato. O curso, realizado no Serviço de Proteção dos rios Ituí e Itaquaí, contou ainda com a participação de oito integrantes dos Parques Nacionales de Colombia que atuam na proteção de índios isolados naquele país e quatro funcionários do Centro de Trabalho Indigenista (CTI), organização não-governamental brasileira.

Segundo Fabrício Ferreira Amorim, Coordenador da Frente, o objetivo da capacitação foi discutir a atuação teórica e prática das atividades de localização cultural e geográfica dos grupos de índios isolados e promover o intercâmbio de experiências entre os dois países fronteiriços.

A capacitação começou dia 28 de fevereiro, com a discussão entre os conceitos e parâmetros que envolvem a política de proteção de índios isolados e de recente contato, tanto no Brasil como na Colômbia. Num segundo momento o grupo de 27 alunos partiu para atuação prática, numa expedição de localização de vestígios de Índios Isolados, encerrando as atividades no domingo, 13 de março.

Um comentário:

  1. A TÁVA GUASU AVÁ GUARANI RETÃ

    Está de OLHO na FUNAI

    Tupã
    Ñande Ru Rembiguai

    ResponderExcluir